"CURIOSIDADES"


Inalgurado em 2008 o Portal de acesso à cidade de Papanduva é considerado referência na região, devido à simbologia apresentada, retratando toda a história do município em um mesmo monumento histórico. O projeto foi elaborado com características rústicas de uma cidade de interior, ainda em desenvolvimento, sem deixar de lado o requinte e modernismo, representados através das figuras em mosaico, uma arte muito apreciada para enriquecer esteticamente os mais diversos ambientes.


Portal do Município, acesso BR 116

A representatividade dos simbolos e imagens retratados no portal do município é descrita da seguinte forma:

▪ Mural central em mosaico cerâmico destaca o capim Papuã, origem do nome do município.
▪ Tropeiros - embriões da história papanduvense e a antiga Estrada da Mata – formadora do povoado no século XVIII; exuberante flora e pinheiro – ícone e madeira que representa um dos primeiros ciclos econômicos.
▪ Colunas em forma de pinhões - alimento para animais e humanos; milho - representa a fartura, a agroindústria e a fertilidade do solo; engrenagens – simbolizam as indústrias, o progresso e o desenvolvimento econômico; seixos lembram a beleza natural e as pedras do rio Itajaí com uma de suas nascentes no Município de Papanduva;
▪ Viga em concreto armado com imagens de produtos da terra ressalta a vocação agrícola do Município. O centro da viga sinaliza Papanduva como divisor de águas que correm para a Bacia do Atlântico Sul e para a Bacia do Prata.
▪ A Cuia de chimarrão representa a primeira riqueza e hospitalidade.
▪ N - S
Norte e Sul - senso de rumo de um povo e orientação.

Portal com concepção e execução artística de Evaldo Greinert. 2008

(Fonte: Placa afixada no monumento histórico)

 
Copyright (c) 2010 Papanduva em Foco. Design by WPThemes Expert

Blogger Templates and RegistryBooster.