quinta-feira, 22 de setembro de 2011

22 de setembro: Dia Mundial SEM CARRO


O Dia Mundial sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados ao meio ambiente pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.

Benefícios da substituição do carro por meios de transporte alternativos:
            A bicicleta é um excelente meio de transporte, sobretudo para pequenas distâncias. Leva seu condutor de porta a porta, permite a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, tem custo baixíssimo e não polui o meio ambiente. Mesmo numa cidade de relevo mais acidentado, a atual tecnologia de marchas permite a circulação por ruas inclinadas com relativa facilidade.
            Realizar o trajeto caminhando é outra alternativa, que além de não poluir o meio ambiente, evita o sedentarismo, (uma vez que caminhando ao menos 30 minutos diários a pessoa deixa de ser sedentária). Se você mora próximo ao seu local de trabalho, esta é a chance de economizar dinheiro e ganhar saúde física indo para o trabalho.

Papanduva cresce,  com o desenvolvimento  melhora a economia e o poder aquisitivo da população. Este fator vem gerando um aumento significativo do número de veículos circulando pelas nossas ruas. 
Os dados mais recentes que temos de registro total de veículos, foram cedidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), em 2008. Quando Papanduva apresentava em sua frota um total de 6.088 veículos, dos quais 3.035 são automóveis. Lembrando que estes dados podem ter almentado, ao considerar que a diminuição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 2008 e 2009 gerou uma elevada comercialização de veículos, para amenizar a crise financeira mundial.
Aos poucos, sem que percebamos o ar da nossa cidade, mesmo rodeada pela natureza, rica em fauna e flora, esta sendo tomada pela poluição, ocasionada pelo volume de CO2 lançado na atmosfera.
 FAÇA SUA PARTE VOCÊ TAMBÉM!! É com pequenas ações que se soma grandes resultados!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Papanduva em Foco. Design by WPThemes Expert

Blogger Templates and RegistryBooster.