quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ucranianos em Papanduva

SÍMBOLO DA NOSSA CULTURA, PARTE DA NOSSA HISTÓRIA!

Os ucranianos formam o segundo contingente eslavo a imigrar para o Brasil, perdendo apenas para os poloneses. A imigração de ucranianos para o Brasil começou efetivamente nos anos de 1890. Em apenas dois anos, cerca de 15 mil ucranianos desembarcaram no Brasil. A grande maioria foi encaminhada para o Paraná e Santa Catarina, onde investiram na agricultura de subsistência e criação de animais. Até a década de 1920, aproximadamente 50 mil ucranianos imigraram para o Brasil. Acredita-se que o elevado número de imigrantes ucranianos, tenha acontecido pelo fato de que naquela época parte da Ucrânia estava dominada pelo Império Austro-Húngaro e pela Polônia.
Papanduva é considerada uma das cidades do planalto norte de Santa Catarina com maior população de descendentes de ucranianos. Este povo preserva os costumes do país de origem. A língua ucraniana ainda é falada pelos descendentes mais antigos, e repassada às crianças em casa. Em Papanduva temos a Igreja Santo Antônio, uma comunidade ucraniana com traços fortes da cultura, parte das missas é rezada no idioma estrangeiro, e possui traços característicos, que se distinguem das celebrações católico-brasileiras.
O Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil é comemorado na data de 24 de agosto, a partir da lei de autoria de Ângelo Vanhoni, sancionada em janeiro de 2010.
Brasão de armas da Ucrânia


PÊSSANKA


 Na história do povo ucraniano sempre esteve presente a tradição de colorir ovos na época em que o sol voltava triunfante, eliminando a neve que cobria o solo da Ucrânia, como forma de louvou aos raios solares e boas vindas a primavera que se aproximava. A explicação para o interesse dos confeccionadores de tal arte está no fato de o mesmo possui uma magia incrível, pois de uma forma simples e rude surge nova vida.
Pêssankas Ucranianas
A festa da Primavera era um evento alegre, era acendida uma grande fogueira no meio da aldeia e todos comemoravam a chegada de Dajbóh, no exato momento do Solstício de Primavera. Desde o início deste dia o povo estava em festa. Oferecia seus presentes ao regente Dajbóh e entre os mesmos estavam as pêssankas. Nelas estavam gravados os raios de luz que seriam oferecidos à terra, a partir desta importante data do povo antigo.
Também nesta festa eram oferecidas pêssankas aos entes da natureza, fazendo seus agradecimentos pelas colheitas e também firmando seus pedidos para que a terra continuasse produzindo aquilo que necessitavam para viver. Estas pêssankas eram enterradas no campo, nas lavouras, pois deveriam ser presentes aos amados entes da natureza.
A antiga e tradicional Festa da Primavera, transformou-se na Páscoa cristã, por se tratar da mesma época. O povo continuava com os antigos festejos, mas mudava-se gradativamente o sentido da ocasião festiva. As pêssankas, continuaram existindo, o povo não deixou o costume de colorir ovos para expressar seus sentimentos, mas o clero religioso fez com que se abandonassem as crenças nos entes da natureza, deviam ser extintos os costumes tidos como pagãos.

As pessoas passaram então a fazer pêssankas para dar aos parentes e amigos respeitados, na época da Páscoa, para demonstrar tudo aquilo que desejavam para seus entes queridos. As pequenas obras de arte também passaram a aparecer em datas importantes, como casamentos e nascimentos, como materialização das boas intenções que se queria expressar.
(Fonte:  Vilson José Kotviski)

SIMBOLOGIA DAS CORES


Preto

Representa o absoluto, o constante ou o eterno. Pode também representar a morte.
 
Branco

Pureza, inocência, e nascimento
são os significados desta cor.

Amarelo

Símbolo da luz e da pureza. Fala da juventude, felicidade, colheita, hospitalidade, sabedoria, amor e benevolência.

Laranja

Resistência, a força e a ambição digna. Laranja também é a cor do fogo, e símbolo do sol. Representa a paixão moderada, estando entre o vermelho (paixão) e o amarelo (sabedoria).

Verde

Renovação na primavera, cor da fertilidade, frescor, saúde, esperança

Vermelho

É considerado uma cor positiva, significando a ação, fogo, desenvolvimento espiritual. Glorifica o sol e a alegria de viver. São normalmente indicadas pêssankas vermelhas para as crianças e para a juventude. Simboliza a paixão e o amor.

Marrom

Símbolo da mãe terra, trazendo seus presentes aos seus entes.

Azul

Simboliza o céu, o ar, a vida, verdade, fidelidade, confiança, talismã da saúde.

Roxo

Quando usado, simboliza fé, paciência e confiança.





 REPRESENTAÇÃO ICNOGRÁFICA



 CULINÁRIA TÍPICA UCRANIANA
 
 


A gastronomia da Ucrânia é realmente maravilhosa, com uma grande variedade de ingredientes e sabores e uma preparação muito cuidada. Podem desfrutar de uma boa comida em um ambiente acolhedor.  A gastronomia da Ucrânia sabe misturar o melhor da cozinha oriental e ocidental. Não costumam oferecer pratos de digestão pesada, nem de sabor picante, mas a mistura de sabores agridoces é realmente magistral.
Pratos típicos ucranianos
Veja abaixo cada um deles:

1- Borsht - Sopa cremosa de repolho roxo com carne de porco;
2 - Nata - Extremamente suave e azedinho este molho à base de leite acompanha carne de porco;
3 - Molho de carne - Forte e temperada a receita lembra o molho à bolonhesa. Também cai bem com carne de porco;
4 - Hulopti - Embora não use especiarias orientais, esta folha de repolho recheada com carne morda e arroz lembra o tradicional "charuto dos árabes";
5 - Hrin - Molho de raiz forte com beterraba, para acompanhar carne;
6 - Kracóvia - Embutido de carne nobre e defumada de porco. Lembra muito uma lingüiça, porém mais forte do que a calabresa;
7 - Kubassát - Outro embutido, mas com 90% de carne bovina;
8 - Perohê - Espécie de pastelzinho de massa amanteigada, recheado de uma mistura deliciosa de batatinha com requeijão. Pode ser acompanhado de molho de carne;
9 – Lombo de porco com abacaxi - Sempre presente nas refeições dos colonos.

DANÇAS FOLCLÓRICAS UCRANIANAS

Dança Típica Ucraniana
A Ucrânia oferece um estilo de dança com passos leves e acrobáticos. As danças representam comemorações da colheita e festas típicas no costume de cada região.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Papanduva em Foco. Design by WPThemes Expert

Blogger Templates and RegistryBooster.