quinta-feira, 1 de setembro de 2011

História de Papanduva

Fotos do acervo da Prefeitura
A história de Papanduva começou desde meados do século XVIII, quando os tropeiros gaúchos, viajando pelo famoso "Caminho das Tropas", levavam o gado do Rio Grande do Sul até a Feira de Sorocaba, em São Paulo e preferiam a região de Papanduva como um de seus pontos de pouso, e aí paravam para acampar, descansar e dormir. Uma das coisas que motivaram esta preferência era a existência no local da pastagem denominada papuã, um capim da espécie Brachiaria plantaginea, gramínea com bom teor de proteína e alta digestibilidade, que auxiliava na recuperação do gado desgastado pela viagem. Por este motivo o município foi denominado Papanduva, nome indígena originário da junção do nome do capim papuã com o sufixo duva que significa muito.
Por volta de 1828, os primeiros moradores, procedentes do Paraná estabeleceram-se no município, dedicando-se a economia da pecuária, da agricultura de subsistência e principalmente do extrativismo da erva-mate. Mas a colonização em sí, começou em torno de 1880, com a vinda dos imigrantes ucranianos e polonezes. Papanduva, assim como toda a região do planalto-norte catarinense sofreu as consequências da Questão de Palmas e da Guerra do Contestado.
Papanduva era distrito de Canoinhas – SC, a Lei Estadual nº 133, de 30 de dezembro de 1953, eleva o distrito à categoria de município. A nova comuna (cidade emancipada) foi instalada em 11 de abril de 1954.

Um comentário:

 
Copyright (c) 2010 Papanduva em Foco. Design by WPThemes Expert

Blogger Templates and RegistryBooster.