sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Símbolos oficiais

A Bandeira


Segue abaixo a explicação dos simbolos da bandeira do Município de Papanduva, ítens que podem ser utilizados por estudantes, concursando e demais pessoas interessadas.

  1. Esquartelada em cruz: lembra o espírito cristão de seu povo.
  2. Brasão aplicado na Bandeira: representa o Governo Municipal.
  3. Losango: representa a própria cidade, sede do município.
  4. Cor branca: significa a paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade.
  5. Faixas brancas carregadas sobre faixas pretas que partem dos vértices do losango central esquartelado a bandeira: representa a irradiação do Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes de seu território.
  6. Cor preta: é prudência, sabedoria, moderação, austeridade, firmeza de caráter.
  7. Quartéis na cores alternadas de vermelho e verde, assim constituídos: representam as propriedades rurais existentes no município.
  8. Cor vermelha: representa o amor pátrio, dedicação, audácia, intrepidez, coragem, valentia. 
  9. Cor verde: simboliza honra, civilidade, cortesia, abundância alegria, esperança do povo papanduvense..


Brasão


Veja a representação simbólica do escudo da Bandeira do Município de Papanduva:



  1. Escudo samnítico: usado para representar o Brasão de Armas de Papanduva, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa, herdado pela heráldica brasileira como evocativo da raça colonizadora e principal formadora de nossa nacionalidade.
  1. Coroa que sobrepõe o escudo: é o símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo de argente (prata), de seis torres, das quais apenas quatro soão visíveis em perspectiva no desenho, classifica a cidade representada na Terceira Grandeza  ou seja, sede de município.
  1. Metal argente (prata): é símbolo de paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade.
  1. Na parte superior do escudo temos: a panóplia constituída pela representação do milho e do trigo aponta no Brasão duas das principais riquezas econômicas do município, baseada na agricultura: o milho e o trigo.
  1. Na parte inferior do escudo temos: a asna ou chaveirão de sable (preto) é o símbolo heráldico da cavalaria e a barraca de campanha de goles (vermelho) que lembra o acampamento dos tropeiros que deu origem ao povoado.
  1. Cor preto: é o símbolo de austeridade, prudência, sabedoria, moderação, firmeza de caráter e vermelho simboliza o amor pátrio, dedicação, audácia, intrepidez, coragem, valentia. 
  1. Ornamentos exteriores: o paquife ornamental é símbolo representativo de gloria de vitória conquistada carregado com o número 1880 que representa a data em que tem início a colonização do município e 1954 da emancipação político-administrativa de Papanduva.
  1. No listel de goles (vermelho): em letras prateadas, inscreve o identificador Papanduva. 

O Hino


O município não possui um hino oficial. A Lei nº 365 de 1973 que dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos do município de Papanduva, determina conforme o art. 18, que fica o Poder Executivo Municipal autorizado a contratar serviços de um compositor ou instituir concurso entre compositores para a escolha do Hino Municipal. Porém até o presente momento não há previsão de concurso ou contratação destinados a este fim.
 
 
Copyright (c) 2010 Papanduva em Foco. Design by WPThemes Expert

Blogger Templates and RegistryBooster.